Primeiros Passos BeagleBone

           Neste post irei mostrar um passo a passo que pode ser visto no site (www.beagleboard.org/bone), neste passo a passo inicial mostrarei como se configura o seu BeagleBone, como acessar o Cloud9 IDE, usado para programar o mesmo sem a necessidade de fazer download de nenhum kit de desenvolvimento da Texas Instruments, uma observação não usem o Internet Explorer, pois o BeagleBone só funcionará pelo Chrome ou Firefox, também não é aconselhado utilizar maquinas virtuais.

1º Passo: Ligue o BeagleBone via USB

         Use o cabo USB fornecido para ligar o BeagleBone em seu computador. Isto dará tanto energia para placa como acesso a interface de desenvolvimento. O BeagleBone irá iniciar o Linux proveniente do microSD fornecido e operará como um driver flash. Isto fornecerá para você uma copia local da documentação e dos drivers.
       Você irá ver o PWR LED aceso. Em 10 segundos, você deverá ver o USR0 LED piscar em um padrão de batimento cardíaco. Durante o acesso ao cartão SD, você deverá ver o USR1 LED acender.

2º Passo: Instaland os Drivers

      Instale  os drivers para o seu sistema operacional.
      Obs.: Windows Driver Certification irá avisar por pop up duas ou três vezes. Clique em "Ignore" ou "Install".   No final você deverá reiniciar o computador.
     Outra forma de encontrar os drivers é ao ligar o BeagleBone no computador ele irá montar o cartão SD como armazenamento de dados, dentre dele você irá encontrar uma cópia dos drivers e documentos.

3º Passo: Ejete o BEAGLE_BONE

      A operação de ejetar diz para o seu BeagleBone para trocar de "storage mode" para "network mode", ativando o seu acesso aos recursos de rede sobre o seu cabo USB. Em cada power-up, o padrão do BeagleBone é "storage mode". Algumas complicações podem ser encontradas utilizando Mac OS, mas não adentrarei no assunto já que focarei na utilização no Windows.


4º Passo: Explore Cloud9 IDE

       Cloud9 IDE pode ser usado para desenvolver softwares para o seu BeagleBone sem a necessidade de fazer download de nenhum software de desenvolvimento. Cloud9 IDE roda diretamente de seu BeagleBone e é acessível através de qualquer um, Chrome ou Firefox (Não funcionará no Internet Explorer)

       Como um exercício simples para se familiarizar com o Cloud9 IDE e a biblioteca Bonescript JavaScript, criaremos uma simples aplicação para piscar um dos 4 LEDs acessíveis ao programador presentes na própria placa do BeagleBone, já é um bom começo.
  • Passo A: Feche todas as abas de arquivo abertas.
  • Passo B: Clique no "+" no topo do lado direito para criar um arquivo novo.


  • Passo C: Copie e cole o seguinte código dentro da nova aba.
require ('bonescript');

setup = function () {
        pinMode (bone.USR3, OUTPUT);        // Ativa o controle do LED USR3
}

loop = function () {
        digitalWrite(bone.USR3, HIGH);      // Acende o LED USR3
        delay(100);                         // Delay 100ms
        digitalWrite(bone.USR3, LOW)        // Apaga o LED USR3
        delay(100);                         // Delay 100ms
}
  • Passo D: Salve o arquivo clicando no ícone parecido com disquete e nomeie o arquivo com um nome com a extensão .js.




  • Passo E: Execute o código selecionando na seta a direita de "run" (ou "debug") na barra de ferramentas para puxar para baixo a lista de arquivos de execução e selecione seu novo arquivo.

  • Passo F: Observe o LED USR 3 do BeagleBone piscar mais ou menos 5 vezes por segundo.

  • Passo G: Pare a execução do códigio clicando em "stop" na barra de ferramentas

5º Passo: Navegue pela sua placa

         Usando ou Chrome ou Firfex (lembrando que no Internet Explore não funciona), navegue no servidor web que está rodando em sua placa. Irá carregar uma apresentação mostrando para você as capacidades da placa. Use a botão direcional do teclado para navegar pela apresentação.

       No próximo post irei mostrar como programar o cartão SD com a imagem da ultima versão do software (Angstrom Distribution).


0 comentários:

Postar um comentário